segunda-feira, 14 de março de 2016

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA - Stefan Jaworzyn



 
 Se você for tão viciado quanto eu em filmes de terror, O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, de Stefan Jaworzyn, é um leitura obrigatória!

   Editado pela DarkSide, o livro foi lançado originalmente nos EUA para aproveitar o lançamento do remake do clássico em 2003. Essa edição de 2014, traz ainda dois capítulos extras sobre os outros dois remakes produzidos, em 2006 e 2013.

   Diferente de "Alfred HItchcock nos Bastidores de Psicose" (de Stephen Rebello),Massacre não nos traz uma narrativa em prosa sobre a produção dos filmes da franquia, o autor mistura trechos de diversas entrevistas feitas com os atores e com a equipe criativa, alguns retirados de documentários, outros exclusivos deste livro.

   Nessas entrevistas, somos levados para o Texas, numa pequena casa utilizada nas gravações, sofrendo com um calor de 43 graus com janelas vedadas, em meio a roupas que não podiam ser lavadas por dias, comidas estragadas, uma galinha morta em cima da mesa de jantar, e 12 horas seguidas de gravações. Os atores comentam, principalmente, como foram os estressantes últimos dias de filmagem devido ao baixo orçamento e o cronograma apertado da produção. Após finalizado, o diretor Tobe Hooper ainda teve que lutar com a Comissão Britânica de Censores de Cinema, que insistiam em vetar a exibição nos cinemas.



   Outro ponto interessante é observar a "desglamourização" de Hollywood trazida pelo autor. Trailers e sets luxuosos, salários milionários e incríveis noites de estreia não fazem parte do clássico. Desde o início, é nos deixado claro que a única motivação de todos envolvidos no Massacre era fazer dinheiro, para isso, todo o orçamento foi calculado para gastar o mínimo possível em todos os estágios da produção.

   Jaworzyn mantém o foco no filme original, de 1974, mas também traz em detalhes outras produções do diretor Tobe Hooper, como o independente Eggshells (1971), O Massacre da Serra Elétrica 2 (1986), além dos remakes O Massacre III (1989),  O Retorno (1994), O Início (2006), A Lenda Continua (2013), além do produzido em 2003, que mantém o título original.

   Como promete a capa, o livro disseca o clássico que continua deixando um rastro de sustos por onde passa, mesmo 40 anos depois, sendo ainda recheado com fotos dos bastidores e cartazes de divulgação. Essa minha edição está no TERROR BOX VHS, que imita a embalagem das antigas fitas de vídeo e traz junto EVIL DEAD - ARQUIVOS MORTOS, de Bill Warren, além de dois marcadores de página temáticos.

   Até a próxima! :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário