segunda-feira, 31 de outubro de 2016

A Profecia - David Seltzer


Querendo aliar a época do ano a minha leitura atual, minha escolha para o mês do Halloween foi A Profecia, de David Seltzer.

O autor não perde tempo criando uma atmosfera sombria, ou preparando o leitor aos poucos para algum cliffhanger ou acontecimento inacreditável. A narrativa se inicia na sexta hora, do sexto dia, do sexto mês, o início do apocalipse, enquanto, em Roma, uma criança é apedrejada dentro de um porão.


Após o prefácio, conhecemos Jeremy Thorn, um dos possíveis sucessores da presidência dos Estados Unidos, que volta às pressas para Roma, ao saber do nascimento de seu filho, após varias tentativas do casal. Ao perceber que a criança não sobrevivera, Thorn é aconselhado por uma freira a trocá-lo por outro bebê que havia perdido a mãe há pouco. É assim que se iniciam as desventuras da família Thorn, enquanto Damien Thorn cresce e apresenta estranhos comportamentos. 


Paralelo ao eixo central, temos Haber Jennings, fotógrafo que se envolve no caso dos Thorn, ao perceber estranhas manchas em fotos relacionadas à família, unindo-se a Jeremy em uma viagem por Roma, atrás de respostas. Além disso, o autor nos traz também um pouco da história de Tassone, padre que se converte ao satanismo e recebe como função a implantação do apocalipse no mundo. 

Sendo extremamente sincero, não sei se tenho uma opinião objetiva sobre o livro. Dizer gostei \o/, ou não gostei :(, seria generalizar todos as impressões que tive ao longo da leitura. No início da obra, entramos de cabeça na família Thorn, sem conhecer muito de seu passado e as personalidades dos personagens são bem fortes e marcantes. Como já disse, os acontecimentos misteriosos ocorrem de forma bruta, sem preparar o leitor para a atmosfera de suspense, o que talvez diminua o impacto dos ocorridos. Após alguns capítulos, comecei a achar a história um pouco pacata e monótona, o contrário da minha expectativa, mas percebi que tal sentimento só surgiu pela fluidez com a qual o autor conta os eventos fantásticos, sem dar muita importância ao impacto de tais acontecimentos na vida e no psicológico dos personagens.



Embora esteja na capa da maioria de edições, Damien Thorn, o suposto filho de Jeremy e Katherine, mesmo sendo responsável por todos os ocorridos com a família, não recebe muita atenção do autor, sendo apenas um acessório que age por meio de outros personagens, o que se justifica um pouco apenas quando descobrimos quem são os verdadeiros pais da criança.

A obra foi adaptada para o cinema em 1976, com Gregory Peck e David Warner, além do remake em 2006, com Julia Stiles e Mia Farrow, uma boa opção pra quem quer um halloween mais tranquilo este ano :D

As luzes nas fotos são uma homenagem à Stranger Things, e a bebida da primeira é um Frapuccino de Halloween no Starbucks, com baunilha, morango e chocolate, que eu queria que fizessem o ano inteiro!

Até a próxima :D

TiagoValente



4 comentários:

  1. Olá, Tiago :)
    Que resenha bem escrita! Parabéns.
    Eu certamente não leria esse livro porque a temática que ele aborda não me atrai de jeito nenhum, levando em conta que eu sou muito medrosa.
    Gostei da sua sinceridade ao dizer que não tem uma opinião objetiva do livro.
    E fiquei com uma dúvida: esse é um publi do Starbucks? Hahaha
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria,

      Muito obrigado pelos elogios! Prometo aqui publicamente te fazer ler alguma coisa de terror até o fim do ano ;D

      Essa postagem, infelizmente, não é um publi, mas seria meu sonho! O pagamento poderia até ser em Frapuccino mesmo pq meu dinheiro é gasto basicamente nisso, então daria no mesmo ne?

      Obrigado por ler e comentar,

      Abraços

      Excluir
    2. Hahahaha acho essa promessa meio falha porque ela depende de mim também, não é?? E se eu não quiser ler alguma coisa de terror até o fim do ano? :P

      Vamos criar a campanha #TiagoparapublidoStarbucks hahaha

      Abraços.

      Excluir
    3. Te convencerei com argumentos! HAHAHHAHA

      Partiuu!! #TiagoparapublidoStarbucks ! Vai virar TT, certeza!

      :D

      Excluir