quarta-feira, 8 de março de 2017

Jantar Secreto - Raphael Montes

O desafio de fevereiro (sei que já é março, mas enfim...) do #DESAFIO12MESESLITERÁRIOS foi ler um autor nacional, e a obra que escolhi, Jantar Secreto do carioca Raphael Montes, acabou se tornando um dos meus livros preferidos da vida.


Após ter ficado completamente louco com o final de Dias Perfeitos, romance de maior sucesso do autor, a vontade de ler mais terror nacional só aumentou, e Jantar Secreto foi responsável por reafirmar ainda mais minha paixão pelo gênero.


Após terem entrado para a universidade, Dante e seus amigos passam a viver em um apartamento em Copacabana, mas o atraso no aluguel os leva ao desespero pela falta de dinheiro. Acabam encontrando a solução em um site, onde é possível oferecer jantares em sua própria casa e cobrar pelo serviço. Porém, o que parecia ser o alívio para todos os problemas do grupo, acaba sendo o começo de algo muito maior quando os jantares passam a ter carne humana como prato principal.

Embora o resumo já pareça macabro o suficiente, palavras jamais serão suficientes para expressar todas as emoções que a leitura nos traz. Do horror mais grotesco possível, ao dó e compaixão da história de cada personagem envolvido com os jantares, passando por conversas no Whatsapp repletas de memes. O autor trata de um assunto tão pesado quanto canibalismo sem cansar o leitor, nos envolvendo cada vez mais com o psicológico de Dante, entendendo suas motivações e anseios.

A capa e as bordas vermelhas não enganam, é necessário muito estômago para algumas passagens, e um psicológico razoavelmente estável para não pirar junto com a narrativa. Após o sucesso do primeiro jantar, Dante recebe uma proposta de Vladimir, um homem misterioso que não revela o rosto e age apenas por meio de seus funcionários, e os jantares passam a funcionar em uma mansão afastada do centro da cidade, recebendo a elite carioca e diversas celebridades, saindo aos poucos do controle dos amigos chegando a ameaçar suas próprias vidas.


Os destaques ficam com Leitão, nerd com alguns transtornos de personalidade, que passa os dias trancado no quarto com seu computador e video-game, e sua namorada Cora, uma prostituta poeta que é responsável pelos cortes das carnes e, com seu sangue frio, ajuda os outros a não perderem a cabeça.

Por fim, é impossível escrever uma resenha sobre Jantar Secreto sem mencionar seu desfecho, uma cena memorável que, em sua descrição, é responsável por resumir a motivação da obra e seu objetivo em criticar os vícios da sociedade atual, da malandragem do brasileiro, das falsas aparências nas redes sociais, o poder da ganância e seus efeitos em cada um de nós. Se você é tão fã de terror quanto eu, pode colocar o último romance de Raphael Montes na sua lista.

Até a próxima :D


12 comentários:

  1. Legal esse desafio. Conheço e livro e tenho uma enorme vontade de ler, dado os elogios que vejo de alguns amigos que são bem críticos quanto a literatura. O enredo é sensacional. Esse romance já está me minha lista.

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Fiquei bem interessada nesse desafio e percebi que este autor está fazendo um sucesso, ainda não tive oportunidade de ler, mas o enredo da obra parece ser fascinante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi. Conhecia vagamente sobre o autor e confesso que apesar de ficar um pouco apavorada com a premissa, fiquei bem interessada em ler, porque sou fã de livros de terror. Quando comecei a ler a resenha fui pega de surpresa com o que veio em seguida rsrs Imagina quando for ler todo o livro... Dica anotada!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Já tinha ouvido falar sobre esse livro, me parece uma leitura bem instigante, e adoro temas assim. Certamente lerei em alguma oportunidade.
    Muito bom ver os autores nacionais se destacando com obras maravilhosas.
    Adorei a dica!
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  5. Não sou fá de terror mas acredito que esse livro possua mais suspense e drama do que o terror propriamente dito e isso me atrai bastante, esse livro está na minha lista de leitura há algum tempo e não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  6. Gente, já li O Vilarejo de Raphael Montes e já fiquei fisgada pela escrita dele. Jantar Secreto será minha nova aposta do autor assim que possível. Amo a manipulação não somente das temáticas, mas das palavras e da linguagem para construir sentidos e surpreender o leitor voraz de suspense/terror. O cara é fera!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. eu sou bem curiosa pra conhecer a escrita do autor... até agora não tive chance,mas pelo enredo de Jantar Secreto, acredito que irei gostar da obra dele... já tá na lista de prioridades pra ler esse ano hehehe
    bjs ^^

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Conheço o Raphael Montes, mas ainda não tive oportunidade de ler nenhuma obra dele.
    Esse é mais um livro que entra para a lista, mas em breve corrigirei essa falha.

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    A questão dessa crítica que contém no livro é muito interessante, mas creio que não teria estômago para esta história não.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem?

    Tenho visto muito esse livro, porém não penso em lê-lo por enquanto, o enredo me parece um pouco sem sentido, mas quem sabe futuramente..

    Bjs jany

    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  11. Eu queria demais ler esse livro, mas depois de algumas resenha fiquei meio desanimada

    ResponderExcluir
  12. Eu li ''O Vilarejo'' do Montes e já achei bem trabalhado e cru. Quando vi a sinopse dessa livro achei que seria novamente uma ótima leitura para mim e estou convencida com a resenha. É muito bom ver suspenses e terrores nacionais sendo bem escritos e o Raphael já entrou no hall of fame hahaha

    ResponderExcluir