terça-feira, 29 de agosto de 2017

LAVÍNIA E A ÁRVORE DOS TEMPOS - Lucinei M. Campos

Qual o maior problema de livros infanto-juvenis nacionais de fantasia? Isso mesmo caro leitor, imitar os padrões dos romances importados de mesmo gênero, numa perda total do sentimento nacionalista. Lavínia e a Àrvore dos Tempos caracteriza-se, principalmente, por articular de forma harmoniosa os elementos fantásticos propostos pelo autor com a realidade brasileira.

Moradora da Rua Joaquim Tibúrcio, a protagonista Lavínia não possui nenhum amigo em seu colégio e passa o tempo livre com seu vizinho, Léo. Para não sofrer mais com os colegas de classe, ela deseja profundamente uma mudança em sua vida. Entretanto, a figura tradicional da fada madrinha, que deveria aparecer nesse exato momento é substituída por Laus, fada condenada pelo mundo da magia por seus crimes cometidos em parceria com seu irmão, Kaus. A pena consiste em ser protetor de uma criança humana e, para poder entrar em contato com o outro mundo, deve assumir uma forma também humana. Laus transforma-se então em Lorivaldo, um típico nordestino, cuja varinha de condão é substituída por uma peixeira. Com o passar dos dias, uma estranha aparição de criaturas mágicas faz Lorivaldo se perguntar se a escolha de sua protegida foi, de fato, aleatória, suspeitando uma inesperada relação entre Lavínia e o mundo mágico.

A obra prende o leitor, tanto pelos mistérios que rodeiam o destino de Laus, quanto pela forte ligação que criamos com Lavínia desde o início, já que, embora o livro seja narrado em terceira pessoa, temos acesso aos seus pensamentos e emoções a todo momento. Ao contrário de diversos títulos do gênero, os pais da protagonista estão sempre presente, e tem papel fundamental na história. Já a mitologia criada introduzida pelo autor, é reforçada com alguns elementos e personagens da mitologia grega.

Lucinei M. Campos é especialista em História da Áfria e da Diáspora Africana no Brasil, e atualmente divide seu tempo entre as salas e aula e a escrita (atividade que exerce desde pequeno). Além de A Àrvore dos Tempos, e do segundo volume da série, Lavínia e a Magia
Proibida, é autor também de Violeta Não Sabe Amar, seu último lançamento.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário