quinta-feira, 3 de junho de 2021

ARTISTA DIÁRIO - por Ogato Saramago

 

 




Fernando Brant e Milton Nascimento disseram: “Todo artista tem de ir aonde o povo está”!

Mas onde está o povo?

Uma parcela (não muito grande)nos grandes teatros. Outra parcela, maior que aquela, nos ginásios e estádios que fazem as vezes de teatro. Talvez os rádios e os canais de televisão, ou a internet alcancem uma maior parte do povo, mas, assim tão remoto, isso não é (necessariamente) “estar com o povo”.

Há uma população que nem sempre, ou quase nunca, tem acesso aos artistas.

Talvez por se sentir salvo pela arte e entender a falta que ela faz aos mais distantes da sociedade de consumo, Rogério Piva seja um desses raros ARTISTAS (com todas as letras em maiúsculo).


 

Já se apresentou até para o Papa, mas isso não lhe trouxe arrogância ou estrelismo. Pessoa simples, sincera e comunicativa. Conta suas histórias com uma alegria e  um envolvimento que fascinam.

Agora ele percorre, com seu fusca laranja, as cidades que nem o tempo lembra, localizadas nos meios do Brasil. Aliás, esse seu peculiar automóvel é também seu circo, sua casa, seu escritório...



A intenção dele não é comprar uma mansão com três piscinas e oito carros importados. Seu luxo é levar a Arte aos que nem sempre podem se aproximar dela.

Já conhece a Europa, a África e não sei mais onde. Algumas vezes acompanha um circo, mas, na maior parte do tempo, viaja sozinho. Seu palco pode ser uma praça, um campinho, qualquer espaço serve.



 

Em 2018 viajou à Nova Guiné. Dessa viagem nasceu o livro DIÁRIO DE UM MALABARISTA – PAPUA NOVA GUINÉ.

Uma produção independente (espero algum dia tratar sobre os artistas independentes aqui). Obra muito bem concluída, repleta de fotos e ótimas histórias.



Para comprar, e se deliciar com as histórias, e ajudar um artista independente, e conhecer mais sobre o circo, e descobrir Papua Nova Guiné, e tudo mais, entre em contato com o autor!

Deixe que esse ARTISTA, Rogério Piva, vá até você!


Ogato Saramago






2 comentários: