domingo, 5 de outubro de 2014

Desafio do Mês do Horror - #DIA1 Christie, King e Poe - Por Tiago Valente

  Para começar o Desafio do Mês do Horror, (veja o post explicativo aqui) decidi ir até a Livraria Cultura do Conjunto Nacional com um objetivo: encontrar livros diferentes e não tão conhecidos sobre o tema. Para não perder o costume, comecei pelos livros em inglês e o que eu encontrei foram várias prateleiras lotadas de livros da Agatha Christie, a mais respeitada escritora de livros policiais. As próximas duas horas foram dedicadas à leitura de cada sinopse e, depois de muita indecisão, escolhi The Body In The Library.


    Após consultar o preço procurei a edição em português e descobri que, embora a hardcover não seja tão atraente quanto a primeira que vi, o livro estava pela metade do preço (e depois ainda reclamam que no Brasil poucos lêem em inglês...).

   Como pensei em fazer um diário de leitura neste Desafio, achei válido comentar o que estou achando, mesmo que esteja ainda no quarto capítulo.
    Agatha consegue criar o ambiente e desenvolver os personagens, mesmo que alguns já tenham participado de outros volumes, em poucas palavras, o que me agrada muito. Acho um pouco cedo para comentar sobre a história, mas já deu pra perceber a falta de preocupação com a parte interna da edição. A capa (ao lado) chama a atenção na livraria, mas o conteúdo apresenta diversos e sérios erros de acentuação e até digitação, o que me fez pensar se não seria melhor ter levado a versão original, mesmo tendo que desembolsar o dobro do que havia gasto.

Também tenho que comentar sobre Stephen King! Tenho visto vários de seus livros em destaque em diversas livrarias, mas os preços não são nem um pouco convidativos... Nas edições americanas ou inglesas apenas encontrei livros de bolso que, mesmo custando preços de sebo (ou menos...), não são nem um pouco confortáveis de se ler. Encontrei IT - A Coisa, que em sua versão original tem mais de mil páginas, com a mesma grossura de um livro como Harry Potter e a Ordem da Fenix em páginas com um cheiro até desagradável, mais finas do que as da bíblia e de uma cor acinzentada, quase um jornal. São por esses e vários outros motivos que eu acabo optando por usar o iBooks! O aplicativo oficial da Apple permite escolher o brilho da tela, o tamanho da fonte, a cor da página, além de organizar os livros em uma estante virtual, semelhante a uma real. Os livros podem ser comprados em diversos idiomas e por preços acessíveis. Pra quem se incomoda com o brilho da tela, uma película fosca pode ser a solução!

   Ainda nesse primeiro dia, li o conto A Máscara da Morte Rubra, de Edgar Allan Poe, pela indicação da Tatiana Feltrin (que inspirou o desafio), mas acredito que será melhor comentar sobre ele em um post exclusivo. Nos próximos posts do desafio também pretendo trazer dicas sobre filmes e séries!

Até mais :D

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário