domingo, 10 de abril de 2016

BOOKS & EBOOKS - Dourovale

Os dados econômicos apontam uma queda (ou uma estagnação) na venda dos ebooks!
Vivas e sobrevida ao livro impresso?
Talvez...
Minha mãe sempre me recomendou não falar com estranhos, por isso eu ainda prefiro virar folhas que vieram das árvores do que escorregar os dedos por bits e bytes que não sei como surgiram, nem de onde vieram. Mas "meu tempo já passou", como canta o Chico Buarque em Noite dos Mascarados.
Não que eu esteja entregando os pontos à velhice, mas o mercado de consumo está nas mão da rapaziada nascida nas décadas de 80 e 90.
E o que eles lêem?
Desculpem, não é essa a pergunta de hoje.
Como eles lêem?
Kindle, Kobo, Lev são novidades que decolaram, mas não aterrissaram na massa.
Isso não impede que muitos baixem os ebooks direto no nosso multifuncional celular.
Mesmo com todos essas "vantagens", na Europa e nos EUA as vendas de livros digitais caiu. Todos que lêem (por favor, não peçam para tirar o acento de lêem, ainda não digeri direito a tal Reforma) ebook também se utilizam dos livros impressos. Mas e o contrário?
Eu, como autor (Série Artesão da Literatura) não lancei e nem pretendo (hoje) lançar uma edição eletrônica (quem sabe do futuro?). Por quê?
Porque eu ... eu...
Talvez eu seja de outro tempo.
Talvez a facilidade digital não combina com o ideal Artesão Literário que eu tenho. Sim, sou um artesão para escrever (garimpo, lapido e dou forma às palavras) e também para montar meus livros (edito, imprimo, encaderno).
E você gosta de qual objeto para ler?



2 comentários:

  1. Belo texto! é verdade: O tempo será sempre um grande transe para o entendimento do Homem!

    ResponderExcluir
  2. Bem, li as primeiras linhas dos artigos acima, para então decidir qual compartilhar, mas quando cheguei nesse, adorei! Porque como leitora também prefiro ter os livros em minhas mãos, acho que a leitura acontece de forma mais dinâmica para ser sincera. Como autora, obviamente também sonho com o formato físico, a sensação de tê-lo impresso é ímpar, não tenho dúvidas sobre isso! Mas, como citado no post acima, os tempos mudaram, e não podemos deixar de ver as vantagens dessas mudanças, como o quão mais rápido nosso trabalho pode chegar nas mãos, impressos ou não, dos nossos leitores.
    Bjão

    ResponderExcluir