domingo, 22 de janeiro de 2017

#DESAFIO12MESESLITERÁRIOS - O Caso do Hotel Bertram - Agatha Christie


O VidaLida está participando do #Desafio12MesesLiterários, organizado pelos blogs Entre Chocolates e Músicas, da Ani, e o Books and Carpe Diem, da Karine Fernandes. A ideia é escolher um livro do tema estabelecido naquele mês e compartilhar suas impressões.

Para o mês de Janeiro, o desafio era ler um livro do seu gênero favorito, por isso, escolhi "O Caso do Hotel Bertram", um romance policial de Agatha Christie, para me acompanhar durante a primeira semana do ano.



 Além de trazer meu gênero favorito, a obra tem como protagonista a minha "investigadora" preferida da autora, Miss Jane Marple que, utilizando sua experiência de vida e seu faro aguçado, ajuda a Scotland Yard em diversos casos.



Se diferenciando dos demais livros da autora, os primeiros capítulos não trazem o costumeiro assassinato e a apresentação dos possíveis suspeitos. Somos recebidos no Hotel Bertram, um típico hotel londrino que, mesmo em 1955, ainda possui a atmosfera dos anos 30, conhecido por seu delicioso chá. Miss Marple desfruta de sua estadia, até que Bess Sedgwick, figura polêmica, sempre presente na mídia, conhecida por estar sempre envolvida em escândalos, relacionamentos conturbados e por ter sido pilota de carros de corrida, passa a se hospedar no hotel. A chegada da celebridade instiga a curiosidade de nossa investigadora, já que o Bertram parecia um pouco pacato demais para Bess.

Além disso, temos duas tramas paralelas. A primeira traz Elvira, também hóspede do hotel, uma adolescente herdeira de uma grande fortuna, que foge da casa de seus tutores temendo que a matem por conta da herança. Na segunda, acompanhamos inspetores da Scotland Yard tentando solucionar diversos roubos de um grupo criminoso, que parecem se conectar pela constante presença de um carro de corrida durante as ocorrências.



Por trazer diversos pontos de vistas, e situações diferentes que se centralizam no hotel, a leitura não se torna cansativa, e aumenta nossa curiosidade para o desfecho da história. A solução do caso é, de fato, previsível, mas acredito que o principal objetivo da autora tenha sido trazer uma forte crítica social, em situações que continuam presentes no nosso cotidiano, mesmo cinquenta anos após sua publicação.

Para saber mais sobre o #Desafio12MesesLiterários, clique aqui!

Até a próxima!


Um comentário:

  1. Oi Tiago!
    Excelente resenha, como sempre.
    Você falou que a previsão do caso é previsível. Ao longo da leitura e com as informações que você deu, fiquei imaginando que como a Bess já foi pilota de carros de corrida e um carro desse tipo estar sempre nos roubos do grupo criminoso, já fiquei pensando que a Bess talvez tenha alguma coisa a ver! Tô certa? Ou são só pistas para fazer com o leitor pense um coisa e na verdade não ser nada disso? Hahaha
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir