quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

O Ceifador - Neal Shusterman


Os universos distópicos que, após o flop da série Divergente, pareciam ter perdido aquele fogo gerado por Jogos Vorazes, mostram que ainda têm potencial a ser explorado e um público a ser conquistado em séries como Black Mirror e livros como O Ceifador, publicado pela Editora Seguinte.

A obra de Neal Shusterman traz uma sociedade onde a tecnologia evoluiu para se unificar em uma única nuvem, a Nimbo-Cúmulo, que aplica as penalidades conforme as leis estipuladas, armazena e divulga informações, além de trazer de volta à vida aqueles que morrem. A cura para morte e para todas as outras doenças existentes parecia ser a solução para todos os problemas, até que o crescimento populacional excessivo resultou na criação do temido ofício dos ceifadores. As vidas coletadas pelos Ceifadores, não podem utilizar a tecnologia da Nimbo-Cúmulo para "revivação", e são condenadas ao desconhecido do pós-vida.

Embora nunca tenham sonhado com tal trabalho, os estudantes Citra e Rowan são escolhidos como aprendizes do rígido e metódico Ceifador Faraday, que os ensina seus valores, princípios e métodos de coleta, enquanto ceifadores mal intencionados, liderados pelo Ceifador Goddard, iniciam coletas em massa, violentas e torturantes, ignorando a centelha de humanidade que ainda existe naqueles que prestam o necessário serviço.

Além da atmosfera futurística, o livro se caracteriza, principalmente, por seus debates políticos, articulando questões como corrupção, o papel da mulher na política e a utilização do poder como forma de manipulação. Misturando a apresentação de uma nova organização social, com a vida sentimental dos adolescentes e a violência dos ceifadores de má índole, o autor ainda conseguiu acrescentar ao enredo um questionamento acerca das crenças religiosas e de suas importâncias na estrutura social.

A escrita de Shusterman e diagramação da Editora Seguinte fazem a leitura ser viciante. Cada capítulo termina em um cliffhanger que não te deixar largar o livro antes de desvendar o novo mistério proposto pelo autor. Sem dúvida, uma das leituras mais rápidas e proveitosas de 2017!

Nenhum comentário:

Postar um comentário