sexta-feira, 25 de maio de 2018

Devaneios de uma Famosa em Apuros - Nohane Carvalho



Atribuo o fato de ler o tanto que leio à duas autoras: J. K. Rowling, e Sophie Kinsella. Os livros de Becky Bloom foram fundamentais na minha formação como leitor e responsáveis pelo fim de diversas ressacas literárias.

As páginas de “Devaneios de uma Famosa Em Apuros” me trouxeram de volta à atmosfera do universo chick-lit, que há muito eu não visitava. Na história de Nohane Carvalho, conhecemos Helena DeLaio, garota talentosa que sonha com a fama em sua ainda iniciante carreira de cantora, embora tenha que lutar com a desaprovação de sua mãe e dos produtores que insistem em ver seu corpo como “fora dos padrões”. Num piscar de olhos, e numa virada de página, um acidente é responsável por mudar sua vida, transportando-a cinco anos à frente, sem qualquer memória dos anos anteriores e com a descoberta do tão sonhado estrondoso sucesso na indústria da música. A atual vida de Helena parece perfeita ao lado de Thor, seu marido rockstar, em uma casa repleta de funcionários e uma horda de fãs, até que suas atitudes, decisões e comportamentos nos últimos cinco anos mostram que talvez a fama possa ter lhe transformado em uma Helena diferente daquela garota singela e sonhadora.  

Não se deixe enganar pelos primeiros capítulos do romance. A protagonista, que a princípio possa parecer comum, logo começa a demonstrar suas peculiaridades, sua forte personalidade e seu caráter. Sua evolução na trama deixa evidente o planejamento de desenvolvimento da personagem feito pela autora, aplicado à trama de modo que nos aproxima e nos cativa em poucos capítulos. Após algumas horas de leitura, já estava me considerando amigo próximo de Helena e confesso estar com saudades de suas loucuras.

Outro aspecto que evolui no decorrer da narrativa é o humor característico do gênero. Pequenas pílulas de um humor irônico e leve são acrescentadas à cada página, sendo responsáveis por nos lembrar de que a juventude ainda está fresca na mente de Helena já que, para ela, cinco anos se passaram em apenas alguns segundos. Aliado à protagonista, Thor, o suposto marido perfeito, é peça fundamental da trama, acrescentando muito aos momentos cômicos da narrativa através de sua sensualidade e malícia.

Apesar das diversas risadas, o romance também me tirou algumas lágrimas (sim, no meio do transporte público). Além do enfoque no romance do casal e em toda a situação adversa na qual Helena tenta recuperar as rédeas de sua carreira, “Devaneios” aborda diversas questões extremamente necessárias nos tempos atuais. A influência e crueldade da mídia no enaltecimento do corpo perfeito, assim como diversas formas de exploração às mulheres da área artística, são alguns tópicos que permeiam o romance, mas a choradeira rola solta quando Helena tem que enfrentar as relações com sua mãe e com seus amigos, completamente desestabilizadas nos anos esquecidos.

 O principal acerto da autora é a forma como ela cativa o leitor a cada página. Cada problema aparentemente solucionado por Helena funciona como uma porta para novas situações, novos dilemas e devaneios. O final de um capítulo é um convite irrecusável para o próximo e é impossível não se identificar com a protagonista e torcer para seu sucesso. “Devaneios de uma Famosa em Apuros” é perfeito para os fãs do gênero e para aqueles que desejam conhece-lo, além de ser uma excelente prova de que as publicações e os autores independentes merecem seu devido reconhecimento e mérito na literatura nacional.   


O livro, assim como sua continuação, está disponível na Amazon: http://a.co/fZBLp47


Siga a autora nas redes sociais!

Instagram: @nohanecarvalho
Youtube: Nohane Carvalho


Um comentário: