domingo, 15 de julho de 2018

O REI AMARELO - Raphael Fernandes


   Na última Festa do Livro da USP, o estande da Editora Draco foi o que mais me chamou a atenção. Além de só trazerem autores nacionais, o catálogo da editora ainda apresenta obras que dificilmente seriam publicadas em outras mais tradicionais.

    Minha escolha foi O Rei Amarelo. Na HQ, 8 artistas apresentam sua versão de histórias em que a peça amaldiçoada, "O Rei Amarelo" (que faz todos enlouquecerem após a leitura), aparecem nos momentos mais improváveis e levam consigo a sanidade dos personagens.


   Todo em preto, branco e amarelo, o livro apresenta oito traços diferentes, e oito formas de narrativa que não tem conexão entre si diretamente, mas sim, num contexto maior. Em todas elas, os personagens buscam por Carcosa, um lugar, uma cidade ou talvez um estado de espírito, sendo um dos maiores mistérios da HQ.  Os autores e as histórias foram escolhidos por Raphael Fernandes.


   Enquanto "Fantasmas na Máquina" (Pedrada), "Maldita Rotina" (Airton Marinho e Marcos Caldas), "Taxidermia Anímica" (Rafael Levi e Samuel Bono) e Medíocre (Raphael Salimena) criticam a sociedade atual, seus vícios e preconceitos, "A Boneca" (Tiago Zanetic e LuCAS Chewie), "Caninos" (Erik Avilez e André Freitas), "O Rei dos Ratos" (Tiago Roch e Victor Freundt) trazem um protesto ao comportamento humano em geral, todos sendo costurados pela lenda do Rei Amarelo. Ainda temos o conto "A Rainha Amarela" (Maurício Campos e Péricles Ianuch), que explica uma possível teoria da forma como Edgar Alan Poe escreveu o famoso conto "O Corvo".

    Sendo capaz de atingir, desde o público fanáticos por mangás e quadrinhos, até aqueles acostumados com as narrativas de suspense, O Rei Amarelo traz novos artistas que merecem ser conhecidos pelo grande público, com traços marcantes e memoráveis. 

   Espero que vocês tenham gostado,

   Até a próxima :D 

Nenhum comentário:

Postar um comentário