sexta-feira, 13 de julho de 2018

TRAÇOS - Eduardo Cilto


Em uma linguagem jovem e fluída, Eduardo Cilto traz diversos questionamentos que passeam pelas mentes da juventude contemporânea em seu primeiro livro, "Traços".

Matheus, o típico adolescente dos romances YA (young adult), aproveita a experiência de sua primeira festa, na companhia de seus amigos da escola e de Beatriz, a garota por quem ele nutre uma forte paixão desde pequeno, quando é convencido por Ivo, seu melhor amigo, a participar de um duvidoso ritual místico. O ritual leva Beatriz a se questionar sobre sua monótona vida na cidade interiorana onde todos vivem, planejando então uma fuga para São Paulo, onde encontraria o Garoto Diferente, um youtuber que parecia ser o cara perfeito para lhe responder as complexas questões da adolescência. Incrédulo pela loucura da amiga, Matheus decide acompanhá-la, vendo ali uma perfeita oportunidade para passarem um bom tempo juntos e sozinhos, mas os desafios da cidade grande logo se revelam mais assustadores do que o esperado. 

Misturando comédia, romance, mistério e diversas citações de ícones da cultura pop, Traços surpreende, principalmente, por ter um protagonista, ao mesmo tempo que extremamente semelhante à maioria dos personagens do gênero, perfeitamente desenvolvido. Matheus possui características, opiniões, atitudes e um passado muito bem planejados, desenvolvidos e demonstrados durante toda a narrativa, ainda sua história seja revelada aos poucos. A morte de seu irmão e sua atual relação com a família figuram como fatores principais nas tomadas de decisões do garoto. Além das aventuras e das situações inusitadas vividas por Matheus e Beatriz, os capítulos finais surpreendem pela atmosfera de suspense que se mantém até o final da narrativa.  

A leitura é leve e rápida, já que o vocabulário é extremamente despretensioso e acessível para seu público alvo, incluindo ainda diversas passagens que questionam a realidade brasileira, seus grupos minoritários e o constante preconceito sofrido por eles. Os fãs de Eduardo podem encontrar inúmeras semelhanças entre o romance e o conteúdo trazido pelo garoto em seu canal na internet, aproveitando uma história que surpreende a cada novo capítulo, com personagens bem trabalhados e uma trama cativante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário