quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

O Estranho Mundo de Jack (Jun Asuka) - Por Tiago Valente





                Buscando alguma leitura de natal para esse fim de ano percebi que o único livro com o tema que eu tenho na minha estante é “Deixe a Neve Cair”, minha leitura do ano passado. Revirando mais um pouco encontrei o mangá “O Estranho Mundo de Jack”. Li já faz alguns anos, logo depois de ver o filme pela primeira vez, achei que seria legal fazer uma releitura, mesmo não estando muito acostumado com a ordem oriental de leitura. A história original de Tim Burton, adaptada por Jun Asuka, nos leva à Cidade do Halloween, onde o feriado é aguardado e comemorado por todos os habitantes durante o ano todo. Jack Skellington, o grande soberano da cidade, vê-se frustrado com a monotonia e a falta de novidades no lugar em que vive. Após caminhar sem rumo acaba encontrando a Cidade do Natal. A aventura de Jack começa assim que ele decide levar o Natal para a Cidade do Halloween e tomar o lugar do Papai Noel para si.
                O filme de 1993 teve grande fama e tornou-se clássico natalino obrigatório, junto com Esqueceram de Mim e O Grinch. A adaptação do filme para mangá traz uma versão resumida da história, apresentando Sally como personagem central, contendo trechos das canções e falas semelhantes. Não sou grande fã de mangás, talvez por isso tenha me incomodado com algumas partes. Alguns desenhos não são muito claros, assim como os movimentos dos personagens e as cenas que exigem mais ações, que talvez tenham sido melhor compreendidas por quem já assistiu à animação.
                Mas o apêndice da edição fez tudo valer a pena! Publicado pela Panini Comics, junto com a Planet Manga em 2007, as últimas 10 páginas nos apresentam detalhadamente aos personagens da história, assim como o processo de criação do universo de Tim Burton e sua transformação em filme e mangá. No rodapé estão descritos livros e filmes sobre os dois feriados citados na obra (só senti falta de saber os preços e indicações de lugares para compra), assim como curiosidades sobre eles.
                Para quem gosta de leituras temáticas e quer conhecer um pouco mais sobre Halloween e Natal, O Estranho Mundo de Jack é um leitura fácil, rápida e deliciosa para os fãs do filme e até para os que ainda não conhecem a história de Jack e Sally!

Nenhum comentário:

Postar um comentário