sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Resenha: Mentirosos (E. Lockhart) - Por Tiago Valente





                Impossível não morrer de vontade de ler Mentirosos, de E. Lockhart, após assistir o vídeo da Pam Gonçalves (Link). Lançado pela Editora Seguinte o livro, narrado em primeira pessoa por Cadence Sinclair, nos apresenta as tradições e os costumes da tradicional família Sinclair que se une durante as férias em Beechwood, sua ilha particular. Durante esse período, Cadence se une a três parentes e amigos, são eles Johnny, Mirren e Gat, juntos formam o grupo Os Mentirosos (Não... não é um grupo musical!). O mistério começa quando Cadence sofre um acidente que desestabiliza a família e transforma as relações entre os tios, avós e primos. O único problema é que ela não se lembra de absolutamente nada do acontecido no verão dos quinze anos. Após dois anos sem voltar à ilha, sofrendo com alucinações, dores de cabeça e depressão, a protagonista volta à sua casa em Beechwood e ao grupo dos Mentirosos, que preferem manter todo o ocorrido em segredo, assim como o resto da família.
                Enquanto tenta recuperar a memória, Cadence se vê rodeada por diversos dilemas familiares, como a cobiça de suas tias pela herança de seu avós, o sofrimento e a paixão por Gat, o único frequentador da ilha que não pertence à família, supostamente “perfeita”.
                A trama e os segredos são revelados aos poucos, podendo ser um pouco confusos no início, mas contribuem para o objetivo final e a resolução do mistério, que só é desvendado nas últimas 10 páginas do livro.
                Foi uma das melhores, senão a melhor, leitura de 2014, feita em apenas dois dias. A curiosidade de Cadence e sua forma irônica de contar a história são responsáveis por prender o leitor até o fim e nos fazer criar diversas teorias e possibilidades. O livro não segue uma ordem cronológica, mas sim de acontecimentos, me mostrando tudo o que eu preciso saber dos verões anteriores para entender o ocorrido no verão dos dezessete, mesclando informações da rotina da família e contos escritos pela própria Cadence, que conversam com a história paralelamente.
                A escrita de Lockhart me surpreendeu bastante, mostrando uma fuga dos clichês e ótima exploração do ambiente criado (tão complexo que precisou de um mapa no início da edição). Após chegar ao final não acredito que alguém não tenha vontade de recomeçar a leitura e perceber os mínimos detalhes. Para não estragar a surpresa do leitor, mas permitir um debate entre os que já leram, a Editora Seguinte criou um fórum no hotsite http://seguinte.com.br/mentirosos , depois de ler vale a pena conhecer a opinião de outros leitores. Lá também é possível enviar uma foto que represente o livro, ou contar alguma mentira sua (não é preciso se identificar ;D ).  

                Com um preço acessível, bem abaixo do que normalmente tenho visto, Mentirosos é um dos lançamentos mais aguardados e mais surpreendentes de 2014. É o tipo de livro que não me cansarei de indicar até que todo mundo tenha lido!      
     Até a Próxima!! :D     

Um comentário:

  1. Oi, Tiago.
    Desde 2014 você não cansou mesmo de indicar esse livro para todo mundo, né?
    Fiquei com vontade de lê-lo porque você vivia dizendo que era o seu favorito e foi uma grata surpresa! O livro é realmente muito, apesar de ter algumas coisas que eu não entendi cem por cento.
    Entrei no fórum que a editora criou, que por sinal foi uma ideia genial, e aí entendi o que ainda não fazia sentido. Acho que vou precisar fazer uma releitura depois. Não agora porque esse final é de partir o coração.
    Abraços.

    ResponderExcluir