quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SE ESSA RUA FOSSE MINHA

Quem é você?
A resposta a essa pergunta nos classifica. Sou isto, não sou aquilo, não sou tal, sou qual. E somos todos diferentes dentro das mesmas opções, o que nos torna iguais. Confusamente simples esses conceitos sempre eram esquecidos quando, nos salões, ou nas ruas se pulava o carnaval. “...hoje eu sou da maneira que você quiser...” (Chico Buarque).
E nos outros dias?
Pense num país dividido!
Dividido por classes sociais, por origens, por conceitos.
Imagine a possibilidade de que o governo esteja nas mãos de pessoas com uma proposta política mais direcionada para o socialismo.
Tente entender a revolta que os mais capitalistas sentem por não se conformarem com isso.
Nesse mundo, que estamos criando na nossa mente, começam a eclodir conflitos.
Agora, relacione tudo que lemos acima com um momento da história do Brasil; mais especificamente para a cidade de São Paulo.
Pode ser que eu tenha escrito sobre o tempo de hoje, mas também pode ser da época dos anos de chumbo.
Os conflitos da segunda metade dos anos 60 se repetem nesses nossos anos 10.
Sem perder esse enfoque, pense em Romeu e Julieta.
São todas essas visões, todos esses questionamentos que a peça “SE ESSA RUA FOSSE MINHA” apresentará para quem tiver o prazer de ir, nos dias 10 e 11 de dezembro, ao Teatro da faculdade Anhembi-Morumbi, que fica ali no Brás.
A peça, que começa no final dos anos 60, início dos 70, traz uma aluna da USP que se apaixona por um aluno do Mackenzie. Lembra da Batalha da Rua Maria Paula? http://educacao.uol.com.br/album/2013/10/02/relembre-o-que-foi-a-batalha-da-maria-antonia-entre-alunos-da-usp-e-do-mackenzie.htm 
Para quem não sabe ou não conhece, a USP (assim como a PUC-SP) sempre foi de uma tendência política mais voltada para o socialismo/comunismo; já o Mackenzie é o símbolo (ainda hoje) dos adeptos ao capitalismo. Em meio a tantos ISMOS: romantismo.
Só por isso já seria interessantíssimo assistir à peça, mas vamos melhorar a coisa.
Entre os conceitos políticos e a trama romântica temos algumas músicas do mais criativo momento da MPB.
Quem gosta de São Paulo, quem gosta de política, quem gosta de romance e quem gosta de música não deve e nem pode perder essa oportunidade. Fica o convite para “...seja você quem for, seja o que Deus quiser...”(Chico Buarque)

“SE ESSA RUA FOSSE MINHA”, uma peça que lê a vida, a vida 
lida!
Ingressos: http://seessaruaomusical.wordpress.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário