segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Ganhos e Perdas em "Harry Potter e a Criança Amaldiçoada" - Rowling, Tiffany e Thorne


Se você é tão fã de Harry Potter quanto eu, pode imaginar todo o medo que senti ao virar a primeira página de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada. Não apenas o medo de não gostar da história, mas a insegurança de saber como continuava aquela sua série favorita que, até então, tinha um começo e um final. Descobrir que o futuro de personagens tão queridos não foi do jeito que você imaginava, ou gostaria que fosse, pode ser realmente frustrante, e acredito que esse foi o principal risco que os autores correram.

O livro traz o roteiro utilizado na peça que estreou em 2016, no circuito West End, em Londres, escrito por J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne, que tem Alvo Severo, filho de Harry, como protagonista. No espetáculo, acompanhamos Alvo e seu melhor amigo Escorpion, filho de Draco Malfoy, em uma viagem pelo tempo, enquanto tentam alterar algumas atitudes de seus pais, e as consequências delas. Para os fãs, não existe sensação melhor do que revisitar lugares tão significativos da nossa série favorita.



Pelo formato utilizado, e pela divisão dos atos, a leitura do oitavo livro da série pode ser feita em poucos dias e é interessante perceber a forma como os autores conseguiram manter uma narrativa semelhante à que encontramos nos outros livros. Mesmo sendo um roteiro, ainda temos acesso aos pensamentos e sentimentos dos personagens, além de boas descrições dos cenários utilizados na história.

Alvo Severo é, de longe, o personagem mais interessante da obra, por seu jeito desafiador e fora do estereótipo de mocinho que todos esperavam. Já Harry passa a ser um coadjuvante, com falas geralmente monótonas, mas totalmente justificáveis pela situação atual do personagem.


Talvez Rony Weasley tenha sido quem mais sofreu mudanças dos livros anteriores. Por ser responsável pelas cenas cômicas da peça, todo o desenvolvimento em sua personalidade que acompanhamos é esquecido, e Rony é transformado no tio do pavê, com um humor forçado e caricato. Quem realmente mantém as mesmas características e personalidade é Hermione Granger (agora Weasley), sendo uma das personagens mais fortes em cena.

Por mais que muitos tenham se desanimado pelo livro não ter sido publicado em prosa, ou pelos novos personagens, Harry Potter e a Criança Amaldiçoada foi, sem dúvida, uma das melhores leituras desse ano, e a mais aguardada também. O final da primeira parte faz com que seja impossível largar o roteiro antes de terminar, e tenho certeza de que todo mundo espera por mais histórias de Alvo e Escorpion.

Malfeito Feito. 


- Por Tiago Valente


19 comentários:

  1. Oi, Tiago.
    Nossa, acho que eu sempre falo isso, mas quero escrever que nem você quando eu crescer, sério!
    Provavelmente eu sou a única pessoa do mundo que não é uma fã alucinada de HP, de modo que não senti esse frisson todo por conta do lançamento, mas super entendo os fãs, acho que seu fosse uma, estaria tão empolgada quanto.
    Vou tentar corrigir isso lendo os livros dessa série ano que vem.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHAHAHA Q nadaa! Eu q quero ter um blog estourado q nem o seu! :P leia simm! Melhor coisa q vc faz na sua vida haha depois me conta hein :)

      Excluir
  2. Embora eu goste muito de HP, eu prefiro os livros do que os filmes, mas esse livro eu tenho certeza que vou amar. Achei bem legal o teu post e não vejo a hora de ler o meu.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Tiago.
    Fico feliz que a leitura do livro tenha lhe agradado. Sinceramente, o que me de desanima é o livro ser narrado como uma peça de teatro, mas mesmo assim não irei desistir da leitura.
    Sou apaixonada por essa nova capa e estou louca para conhecer e reviver a história e os lugares!

    ResponderExcluir
  4. Olá Tiago, tudo bem?

    Embora eu não curta Harry Potter, seja os filmes ou os livros, eu acho essa edição particularmente muito bonita. Fico contente que tenha gostado da leitura, pois desanima muito quando lemos alguma obra que não está nos agradando. O fato de o livro ser narrado como uma peça de teatro não é algo que me incomode. Parabéns pela resenha, ficou bem objetivo, isso é algo válido, que anima os leitores a darem uma rápida pincelada sobre a obra.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. OOi!
    Que resenha!!!
    Como fã de HP, claro que estou loooouca para ler o livro. Confesso que meu medo não é nem por conta da história, pois pelo que já li sobre acho que não vou me decepcionar, mas sim por essa forma como foi publicado, em roteiro. Nunca li algo desse tipo, então acho que , pelo menos inicialmente, irei estranhar.
    Não vejo a hora de realizar a leitura! Ah, amei esse"tio do pavê". kkkkk
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  6. Olha esses livros do Harry Potter são minha meta de leitura pra 2017. Apesar de ter assistido todos os filmes ainda não li nenhum dos livros. Preciso ler. Fiquei tentada depois da Bienal em SP. E a cada vez que leio algo positivo fico com mais vontade.
    Adorei seu espaço!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Essa história tem dividido muito as opiniões da galera e infelizmente ou felizmente já li e assisti tantas resenhas que hoje não considero, em minha humilde opinião, Criança Amaldiçoada como uma continuação da saga Harry Potter e não tenho vontade nenhuma de lê-la. Enfim, vamos esperar que outras histórias venham...
    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Ler a toda a coleção do Harry Potter, incluindo esse, está em meus planos para 2017. Assisti todos os filmes, mas ainda não li nadinha. Adorei a resenha e de conhecer um pouco sobre esse livro que foi uma grande sensação em 2016. Achei super interessante o enredo.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem?
    Olha, eu sinceramente não gosto de HP então o livro não me interessa, mas fico feliz em ver que tanta gente gostou.
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Olá Tiago! ^^
    Tenho uma amiga que ganhou esse livro recentemente e até depois que concluí a leitura da sua resenha enviei uma mensagem para ela, gostaria de saber se ela me libera alguns spoiler! kkkkkkkkkk Sim, eu sou a louca dos Spoilers... :D
    Acredite conheci a história do Harry por meio dos filmes e nunca quis estragar a visão que criei dos personagens, então, nunca li os livros por puro medo mesmo! A história do oitava livro parece ser muito boa, apesar de eu estranhar a maneira da escrito por ser uma peça.

    ResponderExcluir
  11. Oi. Eu gosto de HP, vi esse livro, mas não solicitei, pois não é o que procuro no momento, apesar de curti a saga, não faço muita questão de ler. eu gostei do enredo, da forma como foi escrito e acho ótimo para os sedentos por HP.

    ResponderExcluir
  12. Oiii Tiago, tudo bem?
    Menino eu estou louca para ler esse livro que você nem imagina, até agora só li comentários positivos e além do mais essa edição está arraso!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Olá =) Eu não li e nem assisti nada de Harry Potter. Tenho vontade de ver os filmes pelos comentários. Que bom que você gosto do livro e tornou a leitura mais prazerosa do ano. Beijos'

    ResponderExcluir
  14. Não sou fã de HP, já até tentei mas não consegui. Porém imagino o quanto foi esperando esse lançamentos para os fã que acompanham durante todo esse tempo. Mas que bom que a leitura lhe agradou e ficou favoritada esse ano.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem? Sou fã nata de HP e confesso que não li até agora esse livro pelas opiniões que são mega divididas. Tem pessoas que gostam, tem pessoas que não, odeiam ou amam. De fato como você mesmo falou, HP tinha um final, e quando se cria uma histórias vários anos depois trabalhando aquela continuação gera desconfiança. Pretendo ler? Claro, mas quando eu não sei. Eu sei que nesse momento não estou preparada. Que bom que foi uma leitura prazerosa para você!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. não curto HP, e sinceramente achei desnecessária essa continuação... acho que é algo só pra quem é fã da saga mesmo, e olhe lá,pois alguns podem ficar descontentes... enfim...
    a edição tá bonita,mas passo longe da leitura...
    bjs...

    ResponderExcluir
  17. Oi Tiago! Tudo bem?
    Gosto de HP, mas não sou fã e nem conhecia esse livro. Parece interessante, mas como não li a séria de HP, só assisti os filmes, não tenho certeza se leria! Adorei seu texto, muito bem escrito! Parabéns! Bj

    ResponderExcluir
  18. É engraçado porque nessa leitura vemos o lado oposto do Harry. Alvaro realmente acaba sendo um personagem confuso. Não o vi como principal na minha leitura. Mas o fato dele proteger o amigo dele é algo bacana.
    Beijos!

    ResponderExcluir