sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vai Ter Livro de Youtuber Sim! - Debate



O ano de 2016 foi marcado no mercado editorial pela publicação e grande venda de livros de youtubers, gerando assim, como tudo mais que faz algum sucesso, diversas críticas sobre a qualidade e até a necessidade de tais obras.

Foi nesse ano também que meu vício, e acredito que de muitos outros, só aumentou. Um dia em que um daqueles meus canais favoritos não publica um vídeo, é um dia sofrido com certeza. Pela proximidade entre vlogueiros e espectadores, a plataforma se tornou fonte de entretenimento para jovens e adultos, e não demorou muito para que diversas marcas vissem ali uma oportunidade para ações publicitárias que atingissem o público certo de forma direta. As legiões de fãs conquistadas pelos canais também despertaram o interesse de diversas editoras, e em poucos meses as listas de livros mais vendidos foram preenchidas por autores como Kéfera, Jout Jout, Rezendeevil e muitos outros. Foi aí que a polêmica surgiu.

Fonte: http://www.livrosechocolate.com.br/2015/10/muito-mais-que-5inco-minutos-kefera.html

Não só nos vlogs e blogs literários, mas a discussão se tornou um assunto comum em todo o país, e essas são as minhas opiniões sobre o tema!

Não podemos negar que, mesmo não sendo autores consagrados, estudantes de assuntos relacionados à produção textual, ou pessoas consideradas “aptas” para o ofício da escrita (se é que existe alguém que não seja), a publicação de autores nacionais no volume que vemos hoje é algo extremamente raro. E o que ganhamos com isso?

Pra começar, o público leitor percebe facilmente (sendo ficção ou não) a diferença entre as narrativas nacionais e as internacionais (que até hoje predominam nas livrarias e nas preferências dos leitores – me incluo nisso), e se acostumar com o estilo brasileiro, a oralidade brasileira colocada no papel, é um ponto positivo e fundamental para que mais autores nacionais (youtubers ou não) sejam lidos. 

Fonte: http://extra.globo.com/tv-e-lazer/celebridade-do-mundo-virtual-jout-jout-lanca-livro-em-niteroi-19370861.html

Outra questão é o alcance de público. O canal 5incoMinutos, da Kéfera, já conta com mais de 10 milhões de inscritos, e eu me pergunto quanto desses que compraram o livro, nunca haviam sentido tanto interesse em ler algo na vida. Essa leva de livros que aproveitam o imenso público da internet é a porta de entrada para leitores com grande potencial, que só precisavam desse passo inicial.

O que nos leva a lembrar que: Toda leitura é válida! Não importa se o autor não usa figuras de linguagem, ou não preenche capítulos e mais capítulos com cansativas digressões que no final não levam a lugar nenhum, o exercício da leitura, o contato com outras realidades e outras ideologias que só os livros conseguem trazer, vão acrescentar, sendo muito ou pouco, algo novo ao leitor, transformá-lo, e toda transformação é positiva.

Fonte: http://dc.clicrbs.com.br/sc/entretenimento/noticia/2016

Por fim, mas não menos importante (até porque vamos falar de dinheiro $), a publicação de tais obras gera uma renda superior e significativa para as editoras, o que permite ao mercado apostar em mais autores nacionais, de outros gêneros, e dá oportunidade para novas descobertas que talvez não seriam possíveis sem a venda dos tão polêmicos livros, e que talvez atinjam os leitores formados pelos mesmos. Acredito que tais vendas possam ser comparadas ao sucesso dos livros de colorir em 2015, mas estamos falando de literatura aqui, não é? :D


Essas foram algumas considerações minhas sobre o tema, e o debate tá liberado nos comentários! :D Até a próxima! 

- Tiago Valente 

11 comentários:

  1. Olá!
    Eu ainda não li nenhum livro de youtuber, seja biografia ou romance e não por achar que seja inferior, e sim porque não tive tempo mesmo. Uma coisa que acho triste é que muitas pessoas se esquecem que há muita, mas muita produção editorial no Brasil sem ser de youtubers, conteúdo bom que não é valorizado, isso é realmente uma pena, mas, como você disse, toda leitura é válida e quem sabe esses novos escritores não incentivem seus leitores a conhecer novos gêneros e autores?
    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  2. Eu, particularmente, não gosto e não tenho a menor vontade de ler. Para poder criticar com base em alguma leitura eu tentei ler o da Kéfera mas não consegui chegar nem na metade, é tanta porcaria junta que larguei o livro. Mas tem quem goste e as editoras lucram com as vendas.

    ResponderExcluir
  3. Oie Tiago.
    Eu não costumo acompanhar youtubers... não vejo os vídeos, nem mesmo de blogueiros que acompanho. Prefiro muito mais ler uma resenha escrita a vídeos.
    Acho que tem espaço pra todos pois os gostos são diferentes. Então, sempre vai ter público pra todo tipo de exibição.
    Bjo

    ResponderExcluir
  4. Livros de Yutubers, me parece entrar na lista de livros técnicos e biografias, que sempre foram os livros nacionais que venderam. Não leria, assim como não leio literatura fantástica, prefiro ver os filmes. Considero o ato da leitura como reconhecimento de si mesmo. Mas se vende e tem pessoas que consuma, eles tem todo o direito de publicar e lucrar com isso.

    ResponderExcluir
  5. OOi!
    Livros como o da Kefera e Rezende não me interessam nenhum pouco, eles são mais nãoficção/técnicos/biográficos etc. mas o que me entristece é saber que alguns desses livros só existem por conta das pessoas terem muitos seguidores, o que promete retorno ($$$$). E é isso que as editoras buscam.
    Contudo, os de ficção, literatura, chamam minha atenção! Azeitona do Bruno Miranda, eu li e gostei bastante, e Traços, do Eduardo Cilto, tenho muita vontade de ler.

    ResponderExcluir
  6. Concordo muito com o que você disse.
    Toda leitura é válida, sendo modinha ou não.
    O único livro de youtuber que li foi da Evelyn Regly e eu gostei bastante.

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  7. Também concordo com você quanto qualquer leitura ser válida, de repente de qualquer leitura, nasça alguém que desenvolva o hábito e não se pode negar que os livros sobre youtubers vem atraindo muitos jovens a lerem, mas espero que a partir desse eles acabem progredindo para outros tipos de leitura, eu mesmo nao curto muito biografia, principalmente de youtubers, no meu ponto de vista Kefera não é exemplo de nada, mas esse é a minha opinião, mas se por bem ou mal ela consiga fazer muitos jovens lerem valeu a pena.

    Beijos

    Viviana

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu concordo que leituras são válidas, alguma acrescentam muito e outras pouco. Pode ser que alguém desenvolva o hábito de ler a partir desse livro, talvez desanime. Eu particularmente não compraria/compro livros de blogueiros, de booktubers, youtubers, não me atraem, não acho que vão agregar valores para mim, mas é algo pessoal.
    bjuss

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente? Ultimamente não estou me importando muito com isso, sei que os youtubers estão trazendo uma grande influência até para a nossa literatura, mas não podemos ir contra, pois podemos acabaar gostando gente, eu já li um uma vez e achei bem engraçadinho.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Olá !!! Tenho visto tantos comentários sobre essas publicações. Acho que toda leitura é válida. É tão relativo e depende muito do público, do conteúdo e do interesse. Eu mesma já fiz publicações em livros por causa do Blog. Independente de ter blog/canal ou não, antes de tudo eu já tinha intenção de publicar, não por fama ou números, mas por uma realização pessoal de deixar algo meu registrado. Desejo sorte em 2017, bjoooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi! :D
    Não tenho nada contra os livros dos youtubers, pelo contrário quero até adquirir os que foram escritos pelos canais que eu acompanho, que são o livro do Bruno, Azeitona, Pipocando, que é um canal que fala sobre filmes e dessa forma tenho interesse em saber sobre os bastidores.
    Lendo seu texto na verdade percebi que tenho opiniões parecida com as suas. Eu também acredito que isso pode trazer novos leitores e que é algo positivo para o nosso mercado.

    ResponderExcluir