terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Diário de Leitura: O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel (Parte 1 - Por Tiago Valente)

 

Passeando pela Festa do Livro da USP, encontrei a edição acima de O Senhor dos Anéis por apenas trinta reais (livro que geralmente custa o dobro...) e comprei sem pensar duas vezes. Comecei a ler na véspera de natal, 24 de dezembro, e só consegui ler algumas páginas.




   Acho importante mencionar que sou completamente leigo nesse universo (nunca vi nenhum dos filmes, não li O Hobbit, nem falo élfico...) e quando me deparei com o prólogo me senti completamente perdido. Trata-se de uma tentativa de esclarecer o universo do livro, para quem não leu O Hobbit, em poucas páginas, mas o resultado foi uma avalanche de informações que me deixou ainda mais confuso. Por isso, resolvi deixar essa parte como uma consulta, um tipo de glossário para me ajudar quando não entender algo mencionado na narrativa. E deu certo! Não tive muitas dúvidas, apenas com alguns nomes das famílias do Condado, região onde os protagonistas Bilbo e Frodo vivem.  
   No primeiro capítulo, Bilbo prepara uma grande surpresa para sua festa de aniversário, com a ajuda de seus amigos, Gandalf e Frodo. A leitura desse início foi bem rápida e clara, o problema começou quando chegou o segundo capítulo... Após a festa, Bilbo decide sair do Condado e deixa de presente para Frodo um misterioso anel que o deixava invisível. Após algum tempo, Gandalf decide contar a verdade sobre o anel para o menino, e assim se inicia uma longa (bem longa) conversa entre os dois. 



Acredito que seja um resumo da trama do livro anterior, mas foi um capítulo um pouco cansativo (tanto que terminei outros três livros enquanto o lia) e precisava ser lido com calma para entender sobre os novos personagens introduzidos.

 Comecei hoje o capítulo III - Três não é demais, e o ritmo já acelerou bastante. Enquanto a missão de Frodo não começa,espero que o livro não volte com as explicações excessivas em seus mínimos detalhes e trarei para vocês, a cada dois capítulos, um resumo da minha experiência neste novo projeto. Espero que gostem! 

Até a próxima!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário