sábado, 3 de janeiro de 2015

Resenha: Enders (Lissa Price) - Por Tiago Valente

SinopseDepois que a Prime Destinations foi demolida, Callie pensou que teria paz para viver ao lado de Tyler e Michael. O banco de corpos foi destruído para sempre, e Callie nunca mais terá de alugar-se para os abomináveis Enders. No entanto, ela e Michael têm o chip implantado no cérebro e podem ser controlados. Além disso, o Velho ainda se comunica com Callie. O pesadelo não terminou.Agora, Callie procura uma maneira de remover o chip – isso pode custar sua vida, mas vai silenciar a voz que fala em sua mente. Se continuar sob o domínio dos Enders, Callie estará constantemente sujeita a fazer o que não quer, inclusive contra as pessoas que mais ama.Callie tem pouco tempo. Obstinada por descobrir quem é de fato o Velho e desejando, mais que tudo, uma vida normal para si e para o irmão, ela vai lutar pela verdade.Custe o que custar.
       
(Para quem ainda não conhece o primeiro volume, Starters, aqui tem uma sinopse!)

   A expectativa por Enders, depois de ler Starters, estava muito grande, o que me levou a comprar por impulso e por um preço um pouco maior do que o normal. Logo nas primeiras páginas eu percebi que a atmosfera proposta no primeiro volume havia sido totalmente esquecida e só foi aparecer nos capítulos finais. Enquanto Starters nos apresentava um típico mundo distópico pós-guerra, Enders me lembrou um episódio qualquer de Gossip Girl ou alguma outra série do gênero.

   A trama se desenvolve através de Hyden, suposto filho do Velho que decide juntar e proteger todos os metais (pessoas que ainda tinham o chip da Prime Destinations instalados) controlados por seu pai, com a ajuda de Callie, enquanto os dois procuram uma forma de desativar os chips.
   
   O que mais me incomodou no livro foi que ele não me acrescentou absolutamente nada novo ou diferente do primeiro livro, alguns personagens têm atitudes estranhas (como Callie, que abandona seu irmão em casa durante todo o livro) e o final é totalmente previsível. Além disso, comecei a ler Enders  esperando uma explicação melhor sobre o universo criado, os habitantes do lugar onde a protagonista mora e sobre a guerra dos Esporos, responsável pela nova formação social em que os personagens se encontram, mas isso não aconteceu. As mais de 400 páginas do primeiro volume e as quase 300 do segundo ainda deixaram várias dúvidas e, para isso, a autora publicou alguns e-books separadamente que explicam tais características. O problema é que esses livros (disponíveis para Kobo, Kindle, Lev, dispositivos Apple ou Android) não contaram com nenhuma divulgação ou sequer citação nas orelhas do livro, o resultado foi que me desanimei totalmente com esse universo pois só os conheci muito tempo depois de ler toda a série e acabei não baixando nenhum deles. 


    Entretanto, a edição de Enders, assim como em Starters, é impecável e talvez as capas mais bonitas da minha estante. As letras são grandes e os capítulos bem divididos. A capa também traz um QRCode com o BookTrailer de Incendeia-me, que você pode ver aqui.

    Embora tivesse tudo para ser um desfecho incrível, em Enders, Lissa conseguiu desmerecer a qualidade de Starters nos apresentando vários clichês e decepcionando diversos fãs! 

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário