terça-feira, 13 de janeiro de 2015

QUE DÊ O PRIMEIRO TIRO, IAIÁ, AQUELE QUE NÃO SOFREU POR HUMOR! - Dourovale

Nota: A atitude do Governo Francês em prender o humorista Dieudonné M'Bala é também uma violência ao direito de expressão. As passeatas com milhares de pessoas, com a participação em separado dos governantes, pediam liberdade ao pensamento. Talvez a diferença entre os assassinos e os que prendem seja só na forma de agir, parece-me que os objetivos são terroristamente iguais: proibir pensamentos contrários. 
http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/01/1574825-franca-prende-humorista-que-fez-critica-antissemita-apos-atentado.shtml 


Tudo bem, entrego-me ao assunto modista da semana: Humor!
O título deste artigo/crônica é uma paráfrase de uma música da parceria Ataulfo Alves / Mário Lago.


Quem nunca sofreu por humor? Tudo bem que você não encarou “aquilo” como nada engraçado, era ofensa pura, coisa feita por idiotas que não tem respeito com ninguém e com nada.
Creio que algumas pessoas que criticam a chacina ocorrida em Paris, e bradam pela  “Liberdade de Expressão”, já tiveram seus dias de censores. Isso acontece, principalmente, quando o humor feito não é dirigido exclusivamente a você, mas às suas crenças.
Não recordo em que ano foi, mas é coisa não muito antiga, o jornal Plataforma, do Sindicato dos Metroviários, publicou uma charge onde se viam dois seios enormes sendo sugados por dois homens brancos de terno e gravata, a manchete era “Mamando nas tetas do Governo”. O desenho gerou uma revolta, não nos políticos que eram os alvos, mas sim em algumas mulheres que faziam (ou ainda fazem) parte ativa do Sindicato. Disseram que aquilo era machismo, um desrespeito à mulheres e outros brados mais.
Eu acho que aquele cartunista perdeu o emprego, pois no Plataforma não se vê mais quase nenhum desenho, charge ou coisa parecida. Campeonado de futsal e truco sempre aparecem, humor nunca.
É proibido sorrir?
Eu acho que o humor é uma das formas mais inteligentes de se dizer algo e de se fazer entender. Machuca tanto quanto uma bolada nas partes nobres masculinas.
Só para fechar o assunto Plataforma, essas mulheres também pediram que a Rede Globo tirasse do ar um quadro do programa de humor Zorra Total, pois, na opinião delas, o tal quadro incentivaria o abuso sexual contra as mulheres no metrô.
O humor incomoda!
Quando o Chico Anísio morreu, uma amiga me disse que o humor que ele fazia era inocente, puro, diferente dos de agora. Eu discordei, não existe humor que não esteja impregnado de preconceito. Sempre foi assim e sempre será. Duvida? Conte-me uma piada em que não apareça uma ponta de preconceito. Nem que seja o preconceito contra o próprio contador da piada.
Todo humor é preconceituoso!
Não é o humorista quem cria o preconceito. Talvez ele o revele. Talvez ele o mostre como uma situação é ridícula . Talvez ele o defenda. Talvez ele o ataque. Talvez apenas ria dele.
Quando eu comecei a escrever este texto, iria sugerir como leitura “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, obra polêmica e condenada pela Igreja Católica, escrito brilhantemente pelo José Saramago. Mas, ironicamente, o texto seguiu outro caminho e, agora, é mais coerente que eu sugira um livro de humor.
Como citei o Chico Anísio, minha sugestão é “Tem aquela do...” . As histórias desse livro foram publicadas no jornal MetrôNews,  nos anos 80. Leia veja todos os preconceitos que ainda hoje nos fazem rir.

Eu espero, sinceramente, que qualquer tipo de humor te faça rir se você achar engraçado, ou ignorá-lo, se você o achar desrespeitoso.
Au Revoir! Arrivederci! Maa Salama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário